data-filename="retriever" style="width: 100%;">
A economia é como uma engrenagem, em que umas peças precisam de outras para que o sistema todo funcione. Em tempos de pandemia, em que muitas empresas foram obrigadas a fechar as portas por um período visando prevenir o coronavírus, a arrecadação diminuiu muito. Em alguns casos, foi quase zero. E isso impactou diretamente a vida financeira de muitos estabelecimentos, principalmente médias e pequenas empresas. Por isso, fazer valer cada vez mais o lema "compre do vizinho" tem sido muito enfatizado na Cancian Imóveis. O diretor Giuliano Cancian conta que a relação da imobiliária com outras empresas locais, agora, está mais estreita.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: empreendedora do Bairro Centro aumenta venda de bolos caseiros durante pandemia
VÍDEO: minimercado oferece entregas gratuitas durante período de isolamento
- Sempre priorizamos por fornecedores de Santa Maria. E agora, mais do que nunca, pois sabemos da necessidade de todos estarem atuando. Temos desde prestadores de serviços, como a empresa de limpeza, de manutenção de impressora, da parte de tecnologia da informação, até a jardinagem. Todos locais - diz o empresário.
LIÇÃO DE CASA
Um destes prestadores de serviços é o Luiz Dutra, da Sultech Informática, que considera essencial a manutenção dessa engrenagem.
- Para nós, é de suma importância, até por sermos uma empresa de pequeno porte. Seguir com nossos contratos em dia permite manter a equipe que temos hoje. Somos em seis pessoas, sendo quatro colaboradores, meu sócio Marcelo Cassenot e eu. Então, mantermos os contratos é fundamental - conta Dutra.
Assim como a direção da Cancian Imóveis tem esse entendimento, os colaboradores fazem o mesmo em casa. Ou seja, priorizam os pequenos, como afirma o publicitário auxiliar de marketing Thiago Trindade, 25 anos.
- Minha namorada e eu sempre tivemos o hábito de consumir na feira de produtores locais, sendo uma forma de fomentar quem está aqui perto e girar a economia da nossa cidade. E estamos nos mantendo firmes nesse contexto de pandemia, já que os próprios produtores se adaptaram e implementaram o sistema de delivery. Além disso, também fazemos pequenos consumos no nosso bairro, no sentido de que o dinheiro seja movimentado dentro da cidade e não vá para outros lugares caso fizemos nossas compras em grandes redes - diz o publicitário.
DOS PEQUENOS
Esse também é o pensamento do gestor de negócios imobiliários Vinícius Silveira, 31 anos.
- Usufruir dos pequenos é essencial, porque as empresas grandes, de uma forma ou outras, atravessam esse período com menos problemas, já que têm mais acesso ao crédito, tem mais rotatividade de caixa, enquanto o pequeno, não. Então, nesse momento, o pequeno está precisando muito de apoio. Por isso, dentro do que é possível, a gente sempre tenta apoiar, como comprar erva, café e coisas básicas. Isso faz uma grande diferença nesse cenário - explica Silveira.
"Tudo precisa ser feito na base do diálogo"
Uma das engrenagens da economia que foi atingida pelos reflexos da pandemia é o setor imobiliário. Quem intermedeia as relações entre proprietários de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, e os locatários são os profissionais do segmento, que precisam de muito jogo de cintura para ajustar a melhor negociação para ambos lados. Na Cancian Imóveis, a palavra de ordem é diálogo.
- Quando os primeiros clientes solicitaram a negociação, reuni a minha equipe e pedi para que todos analisem cada caso minuciosamente. Entendemos a situação, e tudo precisa ser feito na base do diálogo. Preferimos que seja feita uma negociação do que o cliente deixe de pagar. Cerca de 25% dos nossos clientes são proprietários de três ou mais imóveis locados por nós e estes foram mais flexíveis a conceder desconto no valor do aluguel aos seus inquilinos - diz Giuliano Cancian, diretor da empresa.
REVEZAMENTO
Para garantir o andamento das negociações durante a pandemia, a empresa precisou reformular algumas metodologias de atuação, como revezamento da equipe, em que a grande maioria está trabalhando de casa, além de reforço nas ações de sanitização e higienização, e o controle da entrada de clientes nas três unidades da empresa.
CANCIAN IMÓVEIS
- Atuação - Mercado imobiliário
- Fundação - 2012
- Empregos diretos - 25
- Empregos indiretos - 60
- Na internet - Facebook, Instagram e site
#portodosnós
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm